CMMI
O CMMI está cada vez mais de tornando parte obrigatória das empresas que trabalham com desenvolvimento de software, uma vez que até mesmo entidades do governo exigem certo nível de qualidade CMMI para que se possa entrar em disputas de licitações. Este trabalho tem por finalidade esclarecer o que é o CMMI e o quão importante ele pode ser para que uma empresa se mantenha e tenha competitividade num mercado que esta cada vez mais disputado e em busca de qualidade total dos produtos e serviços prestados.
Abstract
The CMMI is increasingly becoming a mandatory part of the companies working with software development, since even government entities require certain level of CMMI quality so you can get in bids disputes. This study aims to clarify what is CMMI and how important it can be for a company to remain competitive and have a market that is increasingly disputed and seeking total quality of products and services.
Índice de Ilustrações
Sumario
1 Historia
O CMM teve origem durante na década de 1980 como um modelo para avaliação de risco na contratação de empresas de software pela Força Aérea Norte-Americana, que desejava ser capaz de avaliar os processos de desenvolvimento utilizados pelas empresas que concorriam em licitações, como indicação da previsibilidade da qualidade, custos e prazos nos projetos contratados.
Para desenvolver este modelo, a Força Aérea constituiu, junto à Carnegie-Mellon University, o SEI (Software Engineering Institute), o qual, além de ser o responsável pela evolução do CMM, realiza diversas outras pesquisas em Engenharia de Software.
O líder do projeto que veio a resultar no CMM foi Watts Humphrey, anteriormente responsável por todo o desenvolvimento de software da IBM, onde aplicou pela primeira vez os conceitos tradicionais de qualidade, largamente conhecidos e utilizados em manufatura, no desenvolvimento e manutenção de software. Neste trabalho, Humphrey baseou-se na sua experiência anterior como