Cmmi
ROBSON LUIZ DOS SANTOS VEIGA RAFAEL MULFORD GUSSO
CMMI
CANOINHAS 2011 INTRODUÇÃO
CMMI ( Capability Maturity Model Integration ), são coleções de modelos com melhores práticas que permite as empresas melhorar sua eficácia e qualidade. O CMMI foi criado pelo SEI - Software Engineering Institute, sendo reconhecido mundialmente por atestar a maturidade dos processos de desenvolvimento da organização. Contem as boas práticas, tanto acadêmicas quanto de mercado, as quais devem ser incorporadas pelas empresas em seus processos. O CMMI auxilia na garantia e melhoria da qualidade de seus produtos e serviços na área de TI.
CMMI
As exigências por demonstrações de controle das competências gerenciais, operacionais e técnicas são cada vez mais intensas pelos contratantes de software, o que faz com que cada vez mais as prestadoras de serviço e software busquem essa competência, maturidade. Diante desse cenário, muitas entidades de padronização desenvolvem normas e modelos que regem boas práticas para assegurar essas. A base do CMMI consiste em identificar os processos das empresas, tanto os que funcionam corretamente quanto os problemáticos, para posteriormente torna-los bem desenvolvidos. Pode ser aplicado em equipes, grupos de trabalhos, projetos, divisões, e organizações. Os custos da aplicação do CMMI na grande maioria dos casos, têm retorno.
Níveis de Maturidade
Representação Continua
Possibilita à organização utilizar a ordem de melhoria que melhor atende os objetivos de negócio da empresa. É caracterizado por Níveis de Capacidade (Capability Levels): • Nível 0: Incompleto (Ad-hoc) • Nível 1: Executado - Define o que é necessário para completar o trabalho. • Nível 2: Gerenciado / Gerido – Planejamento do que será executado. • Nível 3: Definido – Projeto é contruído conforme foi planejado. •