Clínica Ampliada
RESUMO PARA AV2
PSICOLOGIA EM SAÚDE
ALUNAS: THAYLA PEREIRA, NATHALIA MENDES, PAOLA DOS SANTOS E CAMILA ALENCAR
Dentro dos muitos enfoques que contribuem para o trabalho na saúde, pode-se destacar três, sendo que cada um desses tem suas especificidades:
• O biomédico o social e o psicológico.
A proposta da clínica ampliada vem a ser uma forma de integração de diferentes enfoques e disciplinas. O modelos da clínica ampliada reconhece que em certos casos, pode ocorrer a predominância de certo enfoque, porém isso não exclui as outras perspectivas.
No caso de pacientes hospitalizados, que já estão fragilizados pela doença, e além disso estão afastados de suas famílias, se exige um cuidado redobrado da equipe. Há, assim, através da equipe de referência, a elaboração conjunta de um projeto terapêutico singular, para aquele paciente.
Assim, a clínica ampliada, a equipe de referência, o projeto terapêutico singular, se fazem dispositivos resolutivos, já que se trabalhar com diferentes enfoques, em equipe, com troca de saberes e poderes, é também se trabalhar com conflitos.
O que é a clínica ampliada?
É mais do que a clínica que estamos acostumados a ver, é a clínica que vai além da regularidade, da generalização e repetição que é diagnosticar uma doença, porque pode haver muito mais por trás disso. "Cada caso é um caso".
Se a pessoa tem hipertensão, e é deprimida, ou se está desempregada, tudo isso é um adendo que se deve contar, pois faz diferença. E é justamente este conceito que a clínica ampliada deve trazer: O que o sujeito apresenta de diferente, de particular ao caso dele? Ou sinais e sintomas que somente nele se manisfesta de determinada maneira.
A Clínica Ampliada tem como objetivo agregar várias abordagens para lidar com a complexidade do trabalho em saúde, que é multiprofissional. Tem por função desmembrar o processo do trabalho, desde que haja um ambiente favorável para se tratar de assuntos não relacionados à doença.