Clínica Ampliada
Secretaria de Atenção à Saúde
Núcleo Técnico da Política Nacional de Humanização 2008
CLÍNICA AMPLIADA, EQUIPE DE REFERÊNCIA E
PROJETO TERAPÊUTICO SINGULAR
Entendendo que não só médicos fazem a clínica mas todos os profissionais de saúde fazem cada um a sua clínica, apresentamos a proposta da CLÍNICA AMPLIADA.
A proposta de clínica ampliada é ser um instrumento para que os trabalhadores e gestores de saúde possam enxergar e atuar na clínica para além dos pedaços fragmentados, sem deixar de reconhecer e utilizar o potencial desses saberes. Este desafio de lidar com os usuários enquanto Sujeitos buscando sua participação e autonomia no projeto terapêutico é tanto mais importante quanto mais longo for o seguimento do tratamento e maior for a necessidade de participação e adesão do Sujeito no seu projeto terapêutico.
Clima de trabalho afeta fortemente as equipes.
De modo geral, quando se pensa em clínica, imagina-se um médico prescrevendo um remédio ou solicitando um exame para comprovar ou não a hipótese do usuário ter uma determinada doença. No entanto, a clínica precisa ser muito mais do que isso, pois todos sabemos que as pessoas não se limitam às expressões das doenças de que são portadoras.
Podemos dizer então que a clínica ampliada é:
• um compromisso radical com o sujeito doente, visto de modo singular;
• assumir a RESPONSABILIDADE sobre os usuários dos serviços de saúde;
• buscar ajuda em outros setores, ao que se dá nome de INTERSETORIALIDADE;
• RECONHECER OS LIMITES DOS CONHECIMENTOS dos profissionais de saúde e das TECNOLOGIAS por eles empregadas e buscar outros conhecimentos em diferentes setores, como no exemplo mencionado anteriormente em que o serviço de saúde incorporou o conhecimento acerca da situação de exclusão em que viviam seus usuários;
• assumir um compromisso ÉTICO profundo.
Portanto, a Clínica Ampliada propõe que o profissional de saúde desenvolva a capacidade de ajudar as pessoas, não só a