Cluster
Introdução
Cluster nada mais é do que 2 ou mais computadores (denominados nodos) que utiliza um tipo especial de sistema operacional na qual trabalham em conjunto para executar aplicações ou realizar outras tarefas, de tal forma para que os usuários que os utilizam tenham a impressão que somente um único sistema responde para eles, criando assim uma ilusão de um recurso único (computador virtual).
Há vários tipos de clusters segue abaixo os mais conhecidos:
Alta disponibilidade: são utilizados para fornecer serviços e recursos de forma contínua, no caso se um nó do cluster vier a falhar as aplicações ou serviços possam estar disponíveis em outro nó. Este tipo é mais utilizado em Correios, servidor de arquivos e aplicação.
Balanceamento de carga: este tipo de cluster distribui as requisições entre as maquinas que compõe o cluster, no caso se alguma maquina falhar essas requisições são distribuídas entre as outras maquinas. Normalmente são utilizadas em servidores web lojas virtuais.
Combinação alta disponibilidade e balanceamento de carga: é uma combinação dos 2 cluster acima citados aumentando a disponibilidade e a escalabilidade (Capacidade que permite acrescentar novos recursos ou substituir existentes, sem a necessidade de paralisar o serviço) de serviços e recursos. Este tipo de cluster é utilizado em servidores web e e-mail.
Como funciona o Cluster Beowulf: o sistema é divido em nodo controlador denominado front-end (nó mestre) cuja função é controlar o cluster, monitorando e distribuindo as tarefas, atua como servidor de arquivos e executa o elo entre os usuários e o cluster. Grandes sistemas em cluster podem distribuir diversos servidores de arquivos, nó de gerencia pela rede para não sobrecarregar o sistema. Os demais nós são conhecidos como clientes ou backends (nós escravos), e são exclusivamente dedicados para processamentos das tarefas enviadas pelo nó controlador, e não existe a necessidade de teclados e monitores, e eventualmente