Cluster
Hilário Viana Bacellar
Instituto de Computação, Universidade
Estadual de Campinas
Av. Albert Einstein 1251, Cidade
Universitária, CEP 13083-970
Campinas, SP, Brasil
hvbacellar@gmail.com
RESUMO
Este artigo apresenta um estudo sobre a computação de alto desempenho de sistemas fracamente acoplados – clusters.
Apresenta a arquitetura comum utilizada na construção de clusters de computadores, também apresenta soluções de cluster de software livre, sendo um paralelo e outro que funciona por migração de tarefas, assim como as bibliotecas de comunicação paralela, por fim apresenta as vantagens e desvantagens da computação de alto desempenho cluster.
Palavras-chave
Cluster; Beowulf; OpenMosix; MPI; PVM.
1. INTRODUÇÂO
quantidade de carga que passa a ser processada de maneira independente, limitando a troca de informação entre os nós dos clusters. O objetivo geral desse artigo é fazer um levantamento sobre os tipos de clusters de alto desempenho, e listar as vantagens e desvantagens dessa arquitetura.
Para apresentar as vantagens e desvantagens dos clusters o artigo está organizado da seguinte forma: capitulo 2, fundamentação teórica, neste capitulo é abordado os principais componentes de um cluster de alto desempenho. No capitulo 3 é apresentada a arquitetura de clusters de computadores .No capitulo 4 são apresentados os tipos mais comuns de clusters de alto desempenho. No capitulo 5 são escritos as considerações finais sobre os cluster de computadores abordado nesse artigo.
Atualmente pode-se observar um grande numero de aplicações que exigem cada vez mais uma grande quantidade de processamento de dados, aplicações de mapeamento genético, computação gráfica, previsões metrológicas e até mesmo programas que exigem um grande numero de variáveis de entrada.
Para solucionar essa demanda por poder computacional foram criados os supercomputadores Os supercomputadores que são
sistemas