Clubes do brasil
Por Roberto Libardi – Especialista em clubes –CBC – Confederação Brasileira de Clubes e Sindi-Clube SP
OS CLUBES DO BRASIL
A idéia de criar Clubes pelo mundo afora originou-se com os Ingleses, quando saíam do seu país de origem para colonizar outros países. O natural desejo de manter as tradições e cultura do seu país de origem deu a este formato inspiração para outros imigrantes de diferentes nacionalidades criarem os seus diferentes tipos de Clubes. Nascia aí o associativismo.
Foi no Brasil onde o conceito Clube mais se desenvolveu pela diversidade de etnias.
O período de maior imigração em nosso país ocorreu por volta de 1808, vésperas da independência, quando se instalou um permanente fluxo de europeus para o Brasil, que se acentuou com a fundação da colônia de Nova Friburgo, na província do Rio de Janeiro em 1818 e a de São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, em 1824.
Os imigrantes que mais tiveram influência na implantação dos Clubes no Brasil foram, sem dúvida, os alemães, ingleses, portugueses, espanhóis e italianos.
Os primeiros clubes surgiram nas regiões Sudeste e Sul do país, sendo a “Sociedade Germânia” do Rio de Janeiro o primeiro clube fundado no Brasil em de 20/08/1821. Hoje, com 191 anos, encontra-se em plena atividade. O segundo clube mais antigo foi a “Sociedade Germânia” de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, fundado em 23/06/1855, hoje com 157 anos.
Eram fundados clubes de colônias, agrupados pelas afinidades da língua e na preservação da cultura e lembranças da terra natal. Estes, sem dúvida nenhuma, foram os principais motivos da criação de clubes no nosso país.
Hoje, segundo dados do IBGE, censo 2006, estão registrados e em atividade no nosso país 13.826 clubes sociais e esportivos. Estão vinculados a estas entidades sem finalidades econômicas aproximadamente 53 milhões de pessoas. Estão cadastrados na CBC – Confederação Brasileira de Clubes - mais de 190 clubes com mais de 100 anos de