Clube da Luta
Miriam da Silva Dantas - RA 20140013
Relatório de Psicologia - Clube da Luta –
Mediante o estudo em sala de aula a respeito do comportamento humano, escreverei a respeito do personagem Jack, vivido pelo ator Edward Norton.
“Por muito tempo Tyler e eu fomos grandes amigos. As pessoas estão sempre perguntando se conheço Tyler Durden”.
Não existem informações a respeito da infância de Jack, mas ele se apresenta como um jovem normal de classe média. Ele passa seu tempo entre o trabalho e o apartamento em que mora. O personagem tem como prioridade o estilo de vida, o conforto em que vive. Ele decide minuciosamente a respeito dos itens de decoração, consultando revistas especializadas, o que me passa claramente que ele é consumista.
Ele trabalha como executivo, em uma empresa de seguro, ele investiga acidentes, esta sempre viajando. O trabalho para ele não é prazeroso, mas é a saída que ele encontra para manter o estilo de vida, mesmo entediado ele se mantém no trabalho, visando apenas custear o padrão de vida.
Mas o Personagem vive um drama, ele sofre com insônia, e por meses não consegue dormir. Está sempre entre estado de sonolência e desperto. Em busca solução para esse estado ansioso, ele quer resolver a situação através da medicina.
A mente do personagem está dominada pela idéia de ostentar um padrão de vida, ainda que isso lhe custe trabalhar infeliz, o personagem não apresenta uma identidade especifica, parece mais estar em um mundo da fantasia.
Pelo que aprendi, ele não tem estrutura para sua ansiedade, pelo tipo de vida em que está vivendo. A demanda do eu dele é maior do que a do super ego. Ele não recebeu informações emocionais e acredito não recebeu em sua infância a base familiar necessária. E agora na idade adulta, o consumismo se tornou um escape, a mídia é o que orienta sua vida.
Resultado é que ele se tornou infeliz, sua existência tem muito pouco sentido, ele se ocupa de