Cloud computing
O conceito de computação em nuvem (em inglês, cloud computing) refere-se à utilização da memória e das capacidades de armazenamento e cálculo de computadores e servidores compartilhados e interligados por meio da Internet, seguindo o princípio da computação em grade.
RESUMO
O presente artigo trata de cloud computing, uma forma de armazenamento e acesso de dados na web. A intenção é discutir sobre as vantagens e desvantagens desse formato de uso. A princípio tem-se mais velocidade de navegação mas a segurança e privacidade das informacões é que levantam dúvidas se realmente o cloud computing vale a pena.
VANTAGENS E DESVANTAGENS DA CLOUD COMPUTING
O trabalho em questão tem como objetivo discorrer sobre os benefícios e malefícios do cloud computing, um sistema de funcionamento da internet em que os computadores não armazenam dados, a informação fica toda disponível via internet em grandes centros de processamento. O método já foi amplamente testado no passado em grandes empresas, que centralizavam os serviços de diversos terminais em um servidor central, e é hoje considerado, por muitos, como ultrapassado. O texto visa uma comparação entre os diversos benefícios e malefícios do armazenamento de dados na rede, levando em consideração aplicações profissionais e particulares. Existem vários riscos e vantagens nas diversas possibilidades oferecidas pelo cloud computing. Entre as vantagens encontram-se, por exemplo, a grande portabilidade de informações, a possibilidade de se dispensar dispositivos de grande capacidade de armazenamento e a maior simplicidade no funcionamento dos computadores. Os fatores negativos giram principalmente em torno da falta de segurança no armazenamento de dados pessoais e sigilosos, das grandes possibilidades de falhas em servidores e main frames e da dependência de empresas e serviços sujeitos à seus próprios riscos, como falência e comportamento anti-ético. O uso do cloud computing para aplicações gerais, apesar