cloud computing
O conceito de computação em nuvem (em inglês, cloud computing) refere-se à utilização da memória e das capacidades de armazenamento e cálculo de computadores e servidores compartilhados e interligados por meio da Internet, seguindo o princípio da computação em grade.
O armazenamento de dados é feito em serviços que poderão ser acessados de qualquer lugar do mundo, a qualquer hora, não havendo necessidade de instalação de programas ou de armazenar dados. O acesso a programas, serviços e arquivos é remoto, através da Internet - daí a alusão à nuvem. O uso desse modelo (ambiente) é mais viável do que o uso de unidades físicas.
Num sistema operacional disponível na Internet, a partir de qualquer computador e em qualquer lugar, pode-se ter acesso a informações, arquivos e programas num sistema único, independente de plataforma. O requisito mínimo é um computador compatível com os recursos disponíveis na Internet. O PC torna-se apenas um chip ligado à Internet — a "grande nuvem" de computadores — sendo necessários somente os dispositivos de entrada (teclado, mouse) e saída (monitor).
Os Cinco Pilares do Cloud Computing
Com a crescente popularidade do Cloud Computing, é importante ter certeza de que todo mundo tem em entendimento comum do assunto. Um novo artigo de Dave Malcolm "The Five Pillars of Cloud Computing" está tentando fazer isso examinando 5 princípios centrais do Cloud Computing.
“... um conjunto de serviços hospedados pela Microsoft, altamente escalável e orientados a desenvolvedores que provêem blocos de construção chave requeridos por muitas aplicações baseadas e cientes do cloud. Muito parecido com o Framework .NET provendo bibliotecas de classe alto nível que fazem os desenvolvedores mais produtivos, serviços .NET podem ajudar os desenvolvedores a focar na lógica de suas aplicações ao invés de construir e implantar seus próprios serviços de infraestrutura baseados no cloud.”
Infraestrutura de Computação Dinâmica é a fundação do Cloud