cloud computing
RECIFE –PE
SETEMBRO/2014
RESUMO
A computação nas nuvens tem estabelecido nos últimos anos como uma importante plataforma de pesquisa que apresenta uma serie vantagens e de estimulantes desafios. Tarefas como obtenção, compartilhamento, manipulação e exploração de enorme qualidade de dados são absolutamente comuns no cenário atual, porém a execução das mesmas demandas um grande volume de recursos.
A computação em nuvens tem diversos recursos que podem vim a agregar para organizações e usuários, este cenário de escalabilidade de serviços, processos e infraestrutura quase ilimitados não possui precedentes e efetivamente melhora a flexibilidade relacionada a estruturas de tecnologia de informação (TI).
CONCEITOS DE COMPUTAÇÃO EM NUVENS
A computação em nuvens esta se tornando uma das palavras chaves da indústria de TI. A nuvem e uma metáfora para internet ou infraestrutura de comunicação entre componentes. Cada parte dessa infraestrutura é provida como um serviço e, estes serviços são normalmente alocados em um data-center. Para utilizar os serviços o usuário apenas necessita ter uma maquina com o sistema operacional e acesso a internet. O modelo de computação em nuvens foi desenvolvido com o objetivo de fornecer serviço de fácil acesso e baixo custo.
O conceito de computação em nuvem (em inglês, cloud computing) refere-se à utilização da memória e das capacidades de armazenamento e cálculo de computadores e servidores compartilhados e interligados por meio da Internet, seguindo o princípio da computação em grade. O armazenamento de dados é feito em serviços que poderão ser acessados de qualquer lugar do mundo, a qualquer hora, não havendo necessidade de instalação de programas ou de armazenar dados. O acesso a programas, serviços e arquivos é remoto, através da Internet daí a alusão à nuvem. O uso desse modelo (ambiente) é mais viável do que o uso de unidades físicas.
Num sistema operacional