Cloud Computing – O que realmente significa?
Os Dados não possuem significado relevante e não conduz a nenhuma compreensão, são elementos que representam instruções, algo que não tem sentido a princípio, que podem ser adaptadas para à comunicação, portanto, não tem valor algum para embasar conclusões, muito menos respaldar decisões.
A Informação nada mais é do que a ordenação e organização dos dados de forma a transmitir significado e compreensão dentro de um determinado contexto. É o conjunto dos dados de forma a fundamentar o conhecimento, gerando valor e entendimento à comunicação.
Quanto mais nos distanciamos dos dados maior é a abstração, como mostrado na figura abaixo: dadosxinformacao Dados, Informação, Conhecimento
Segundo a norma da ABNT NBR ISO/IEC 27002:2013, onde é possível encontrar diretrizes para práticas de gestão de segurança da informação, a informação é um ativo que, como qualquer outro ativo importante, é essencial para os negócios de uma organização e consequentemente necessita ser adequadamente protegida. Isto é especialmente importante no ambiente dos negócios, cada vez mais interconectado. Como um resultado deste incrível aumento da interconectvidade, a informação está agora exposta a um crescente número e a uma grande variedade de ameaças e vulnerabilidades.
Segurança da informação é a proteção da informação de vários tipos de ameaças para garantir a continuidade do negócio, minimizar o risco ao negócio, maximizar o retorno sobre os investimentos e as oportunidades de negócio.
A segurança da informação é obtida a partir da implementação de um conjunto de controles adequados, incluindo políticas, processos, procedimentos, estruturas organizacionais e funções de software e hardware. Estes controles precisam ser estabelecidos, implementados, monitorados, analisados criticamente e melhorados,