Cloud computing vai te pegar
Justamente por isso a computação em nuvem ver crescendo sistematicamente e definitivamente. Mas quais seriam suas grandes qualidades, suas deficiências, os efeitos sobre a equipe de TIC e outros efeitos colaterais?
Citações dos dois artigos como “... esquecer a fiscalização e o controle das decisões sobre cloud pode gerar 'riscos significativos' para as companhias...” (ISACA) ou “Não é mágica e não é uma bala de prata para resolver todos os problemas da empresa” (MARK WHITE) dão ideia da necessidade de ponderação e estudo na escolha de quais serviços deveriam ser migrados ou implantados por nuvem e a forma de se realizá-lo.
Serviços de terceirização estão sendo largamente implantados há muito tempo tais como helpdesk, impressões e escaneamentos, manutenção de hardware e, nem sempre, com amplo sucesso devido a falta de estudo e medições que anteciparam às contratações. No caso da implantação de serviços por nuvem a escolha deve ser altamente estratégica pois envolve conceitos de segurança, disponibilidade, balanceamento financeiro, mudança de cultura muitas vezes de difícil avaliação. Tais ponderações são deficitárias se realizadas somente pelos gerentes de negócio. É necessária participação efetiva da TIC nestas decisões, evidentemente, exigindo-se isenção no posicionamento.
Nestas avaliações a comparação com os serviços já prestados pela TIC é obrigatória bem como necessária compará-los com possíveis melhorias obtidas no caso de aplicação de técnicas ainda não utilizadas em gestão de serviços e outras. Afinal não roga a ITIL pela redução de custo operacionais,