Cloud computing: conceituação, vantagens e desvantagens
Esta pesquisa evidencia o conceito de Cloud Computing, que trata-se de uma nova tecnologia que tem sido empregada em escala global. Além de sua conceituação, é mostrado como foi criada, os responsáveis por sua criação, principais vantagens e desvantagens, além de como tem sido feito o seu uso nas grandes corporações.
Cloud Computing: Conceito
Cloud Computing é a agregação da computação em todos os lugares, pode ser considerada a arte de transformar móvel e acessível quaisquer sistemas. Bastante diferente de computação ubíqua, na nuvem o intuito não é “esconder” a máquina, apenas é buscado o fácil acesso. E este é feito porque não há necessidade de instalação de programa nas máquinas locais, além de todo o armazenamento ser “estocado” via internet. O nome computação da nuvem vem da ideologia de que se qualquer pessoa olhar para o céu, consegue ver as nuvens, independente do lugar no globo em que a mesma se encontra. Com a computação não é diferente, em qualquer lugar conseguimos encontrar nossos arquivos, sistemas, ou qualquer coisa que esteja na nuvem.
Em termos técnicos, o conceito de cloud computing se refere na utilização de memória, processamento computacional ou armazenamento de dados em servidores compartilhados e interligados via Internet, seguindo o princípio de Grid Computing (Computação em Grade, tecnologia criada para a substituição do Clustering).
A grosso modo, Computação na Nuvem é um modelo o qual a computação está em algum lugar da rede e é acessada remotamente via Internet.
Empresas prestadoras e serviços
Empresas como Amazon, EMC, IBM, Microsoft e Google foram as pioneiras na iniciativa ofensiva na criação de produtos na nuvem. Logo após, grandes multinacionais como AT&T, Dell, Intel e Yahoo também já anunciaram seus planos e investimentos na área, que é considerada a expressão do momento no quesito tecnologia.
O próprio Instituto Gartner (responsável por diversos estudos de tendências e empresas líderes) publicou que