Clostridium
As espécies de Clostridium são anaeróbios estritos e aerotolerantes. Produzem endósporos e são ubiquitários, vivendo no solo, água, flora do tracto gastrointestinal do Homem e diversos animais. Algumas espécies de Clostridium são agentes causadores de doenças.
Algumas espéciesClostridium tetani - tétano
Clostridium botulinum - botulismo
Clostridium perfringens - gangrena gasosa
Clostridium difficille
Clostridium aceticum
Clostridium acetobutylicum
Clostridium butyricum
Clostridium carnis
Clostridium chauvoei
Clostridium denitrificans
Clostridium fervidus
Clostridium formicoaceticum
Clostridium novyi
Clostridium pasteurianum
Clostridium septicum
Clostridium sporogenes
Clostridium thermoaceticum
Clostridium thermocellum
Clostridium thermosacchrolyticum
Clostridium tyrobutyricum
Clostridium welchii
Clostridium botulinum Classificação científica
Reino: Monera Divisão: Firmicutes Classe: Clostridia Ordem: Clostridiales Família: Clostridiaceae Género: Clostridium Espécie: C. botulinum
Nome binomial
Clostridium botulinum van Ermengem, 1896
Clostridium botulinum é o nome de uma bactéria freqüentemente encontrada na água ou nos alimentos e que podem gerar uma toxi-infecção alimentar. É uma bactéria em forma de bastonete, flagelada que lhe confere mobilidade.
Estes organismos em forma de bastonete (Bacilos) proliferam melhor em meios pobres em oxigénio. A bactéria forma esporos que podem sobreviver, dormentes até serem expostos a condições favoráveis ao seu desenvolvimento. Os esporos sâo altamente resistentes, suportam até 100°C por 3 a 5 horas.
Existem sete tipos de toxina do botulismo designadas pelas letras de A a G; apenas os tipos A, B, E e F podem causar doença em humanos. As toxinas geralmente favorecem o processo de multiplicação