Cloroplastos
Os cloroplastos, também é uma organela considerada transdutora de energia. Os cloroplastos tiveram a sua origem através de cianobactérias pelo processo endosimbiótico. Ou seja, bactérias fotossintetizantes. O Cloroplasto tem um pigmento especial denominado de clorofila. Graças a Clorofila ocorre o processo de fotossíntese, tanto é que cianobactéria não possui cloroplasto mas realiza fotossíntese pois, seu citoplasma e sua membrana possui uma proteína similar aquelas encontradas na membrana e no interior dos cloroplastos de células eucarióticas, mas uma vez fortalecendo a teoria endosimbiótica. A clorofila é o pigmento essencial para que ocorra o processo de fotossíntese. Porque diferentes pigmentos absorvem também diferentes comprimentos de onda da luz visível e absorver esse comprimento e refletir determinado comprimento de onda isso faz incitação de elétrons, e isso gera energia. Para ocorrer a fotossíntese, haverá excitação de elétrons na cadeia transportadora que são proteínas presentes na membrana dos cloroplastos. Existem processos similares entre mitocôndria e cloroplasto.
Na célula vegetal o numero de cloroplastos variam, isso vai depender de tecido para tecido e de espécie para espécie. Por célula, existe um grande numero de cloroplastos.
Assim como a mitocôndria, decorrente da sua origem endosimbiótica, o cloroplasto também e uma organela de membrana dupla, vai ter a membrana externa e