CLORO
Iasmynn Mendes Magalhaes
Professora Michele
Anexo 11
Agente: Cloro
Cloro
Descrição
À temperatura ambiente e pressão atmosférica, o cloro é um gás oxidante, classificado como um asfixiante simples, não inflamável, altamente tóxico, corrosivo na presença de umidade, de cor amarela esverdeada e com odor desagradável e altamente irritante. O cloro gasoso é 2.5 vezes mais denso que o ar atmosférico e apesar de não ser inflamável, suporta chama. Na forma líquida, ele possui cor âmbar claro e é cerca de 1,5 vezes mais denso que a água. É distribuído no estado líquido em cilindros de aço sob sua própria pressão de vapor, cerca de 7,0 bar.
Aplicações
O cloro é usado como um agente alvejante nas indústrias têxtil, de papel e celulose. A indústria química usa o cloro para manufatura de vários produtos químicos, entre eles solventes como tetracloreto de carbono, tricloroetileno e percloroetileno. O cloro também é importante na fabricação de plásticos como o PVC, herbicidas, inseticidas, produtos farmacêuticos, fibras sintéticas, fibras ópticas e borracha sintética. Também é usado na purificação de água como agente bactericida. É utilizado em pequenas quantidades na preparação de misturas padrão para aferição de instrumentos para controle ambiental.
Efeitos no homem e toxicidade:
O cloro é um gás altamente tóxico e corrosivo na presença de umidade, agindo principalmente nos olhos e sistema respiratório, exercendo uma ação corrosiva e causando grande irritação. Mesmo em baixa concentração sua presença no ar é imediatamente detectada devido ao seu odor irritante e penetrante. A exposição ao cloro em concentrações baixas, causa irritação dos olhos, nariz e garganta, tosse, dificuldades respiratórias e coceira na pele. Exposições mais sérias podem ocasionar forte irritação dos olhos e pálpebras, inflamação e congestão dos sistemas respiratórios e cardiovasculares. A inalação de ar contaminado com cerca de 40 a 60 ppm de cloro,