Clonagem
SUMÁRIO:
INTRODUÇÃO:
O QUE É CLONAGEM?
Clonagem é a produção de indivíduos geneticamente iguais. É um processo de reprodução assexuada que resulta na obtenção de cópias geneticamente idênticas de um mesmo ser vivo – microrganismo, vegetal ou animal. Podemos definir como um método científico artificial de produção que utiliza células somáticas (aquelas que formam órgãos, pele e ossos) no lugar do óvulo e do espermatozoide. Como sabemos, na natureza, os seres vivos se reproduzem através de células sexuais e não por células somáticas. As exceções deste tipo de reprodução são os vírus, as bactérias e diversos seres unicelulares.
A reprodução assexuada é um método próprio dos organismos constituídos por uma única ou por um escasso número de células, por vias de regras absolutamente dependentes do meio onde vivem e muito vulneráveis às suas modificações.
Clonagem em biologia é o processo de produção de indivíduos geneticamente idênticos, que ocorre na natureza quando organismos, tais como bactérias, insetos e plantas reproduzirem assexuadamente. Clonagem em biotecnologia refere-se aos processos usados para criar cópias de fragmentos de DNA (Clonagem molecular), células (Clonagem celular), ou organismos. Mas geneticamente, o termo refere-se à produção de várias cópias de um produto, tais como os meios digitais ou de software.
HISTÓRIA DA CLONAGEM
Em 1903 o botânico Herbert J. Webber criou o termo clonagem. Mas ela ficou mundialmente conhecida com a clonagem da ovelha Dolly, que nasceu dia 5 de julho de 1996, feita pelo cientista escocês Ian Wilmut. Em 2001 um médico italiano, chamado Severino Antinori teve a intenção de clonar num ser humano, o que causou grande agito na sociedade científica. Outros cientistas até anunciaram que haviam clonado um ser humano, porém esses fatos nunca foram provados.
Apesar da possibilidade da clonagem humana