Clonagem
É a produção de indivíduos geneticamente iguais. É um processo de reprodução assexuada que resulta na obtenção de cópias geneticamente idênticas de um mesmo ser vivo, micro-organismo, vegetal ou animal. A declaração Universal dos Humanos e dos Direitos Humanos, aprovado em 1997, pela UNESCO, estabelece que não deve ser permitida a clonagem reprodutiva de seres humanos.
Tipos de Clonagem
Clonagem Terapêutica
O estágio inicial é o mesmo da clonagem reprodutiva, só é diferente por que o embrião (ainda com as células totipotentes, ou seja, com 4 a 5 dias de vida) é levado a um laboratório e lá é desenvolvido até seu segundo estagio o blastocisto. Do blastocisto são retiradas e cultivadas as células pluripotentes que dão origem a medula óssea, célula nervosa e até músculo cardíaco.
Clonagem Reprodutiva
Retira-se o núcleo de um óvulo e substitui pelo núcleo de uma célula do macho ou fêmea, homem ou mulher a ser clonado. Esse óvulo modificado da origem a um embrião criado in vitro e depois implantado em uma mãe de aluguel que depois da luz a um clone perfeito.
Clonagem Natural
Realizado por bactérias e também pode ser chamada clonagem natural os gêmeos univitelinos
Opinião Fé e Razão
Fé (Igreja): Contra, por que acha que o único meio de produzir um individuo é pelo ato sexual e é errado destruir um embrião no caso um ser humano para salvar outro
Razão (Cientistas): A favor, segundo eles é útil para aperfeiçoar a raça humana e melhorar a qualidade de vida na Terra.
Prós e Contras
Pontos negativos da clonagem:
Técnica de baixa eficiência.
Vários fetos morrem durante a gestação ou logo após o nascimento.
Grande número de anomalias
Envelhecimento Precoce
Os clones seriam maiores do que o normal, denominado de síndrome do filhote grande.
Lesões hepáticas, tumores, baixa imunidade. Pontos positivos da clonagem:
Utilização da técnica de clonagem para obtenção de células tronco a fim de restautar a função de um órgãos ou tecido.
A clonagem