Clonagem
Clonagem é a produção de indivíduos geneticamente iguais. É um processo de reprodução assexuada que resulta na obtenção de cópias geneticamente idênticas de um mesmo ser vivo – micro-organismo, vegetal ou animal.
Em biologia é o processo de produção das populações de indivíduos geneticamente idênticos, que ocorre na natureza quando organismos, tais como bactérias, insetos e plantas reproduzirem assexuadamente. Em biotecnologia refere-se aos processos usados para criar cópias de fragmentos de DNA (Clonagem molecular), células (Clonagem Celular), ou organismos.
Tipos de clonagem
Existe varios tipos de clonagem, a natural, a induzida, a reprodutiva, a terapeutica, sao alguns exemplos.
Clonagem Natural é aquela em que todos os seres são originados por reprodução assexuada e que não é preciso intervenção de células sexuais como, por exemplo, bactérias, seres unicelulares, diferentes tipos de plantas, entre outros. Incluídos nos processos de clonagem natural, contam-se a:
- Fragmentação – o organismo fragmenta-se espontaneamente ou por acidente e cada fragmento desenvolve-se originando novos seres vivos, como é o caso das estrelas-do-mar e das algas
- Partenogênese – processo onde o óvulo se desenvolve originando um novo organismo sem que haja fecundação prévia Este processo é comum na abelha, pulgão, formiga, alguns répteis e anfíbios.
- Bipartição – um indivíduo divide-se em dois com dimensões sensivelmente iguais, desenvolvendo-se a partir de cada fragmento dois seres, como é o caso da amiba, planaria e paramécias.
-Gemulação – num organismo formam-se uma ou mais dilatações, denominadas gomos ou gemas, que crescem e desenvolvem originando novos organismos. É um processo comum na hidra de água doce e na levedura.
- Esporulação – formam-se células reprodutoras chamadas esporos, que ao germinarem, originam novos indivíduos como acontece nos fungos.
- Multiplicação vegetativa: parte das plantas como as raízes, caules, folhas ou outras estruturas da