Cloaca Máxima
Trabalho Realizado Por:
Rodrigo Augusto
Ricardo Gonçalves
Gabriel Silva
Allison Carvalho
Índice
• O Que é?
• Como se Transmite?
• Quais os Sintomas?
• Quais as Evoluções?
• A Sífilis Tem Cura?
O Que é?
A Sífilis também conhecida por “Lues” ou, através do nome da sua lesão inicial,
“Cancro Duro”, é uma doença infecciosa e sexualmente transmissível causada por uma bactéria espiroqueta chamada
Treponema Pallidum.
Como se Transmite?
As principais formas de transmissão é o contacto sexual e a transmissão vertical para o feto durante a gravidez de uma mulher contaminada. Neste último caso, o feto sofre de Sífilis congénita, que tem sinais e sintomas diferentes da Sífilis clássica, por afetar o ser humano durante a sua fase de crescimento. Sintomas da Sífilis
O primeiro sintoma é o aparecimento de uma ferida que não sangra mas que quando friccionada liberta um liquido transparente altamente infeccioso. Os sintomas secundários é a perda de apetite, náuseas, fadiga, mau estar generalizado, febre, inflamação renal, icterícia, dor nas articulações e queda de cabelo.
Quais as Evoluções?
A Sífilis evolui lentamente em estágio, conhecidos como:
Sífilis primária, secundária, latente e terciária.
Sífilis Primária: Na fase primária ocorre a lesão inicial, o
“Cancro Duro”, uma úlcera única e indolor, que acontece espontaneamente. Sífilis Secundária: Na fase secundária manifestações em pele e mucuosas, geralmente atingido mãos e pés.
Sífilis Latente: Sem sinais ou sintomas.
Sífilis Terciária: Na fase terciária as manifestações são sistémicas, o cutâneo-mucosas, neurológicas, cardiovasculares e articulares.
A Sífilis Tem Cura?
O tratamento é realizado com antibióticos, geralmente penicilina G benzamina intramuscular. O número de doses necessárias para o tratamento varia de acordo com a fase da
Sífilis do paciente.