Clinch
Departamento de ensino
União de Chapas a Frio
Curso – Eletromecânica
Joinville 20 de Maio de 2014
Índice
Introdução
No decorrer dos anos os avanços tecnológicos vão ficando cada vez mais visíveis, surgindo novas soluções, melhorias, redução de custos e etc. Durante este trabalho iremos apresentar um pouco sobre uma tecnologia relativamente nova que vem ganhando grande espaço na indústria atualmente, utilizado principalmente na substituição de solda ponto, rebites e parafusos, a união de chapa a frio também conhecida como clinch apresenta grandes vantagens para quem pensa em reduzir custos e aumentar sua produtividade melhorar estética e manter um bom parâmetro de resistências nos pontos.
Clinch
O Clinch (união de chapa a frio) é feito basicamente por um punção e uma matriz onde teremos duas chapas sobrepostas, o punção avança sobre as chapas deformando-as plasticamente para dentro da matriz, causando uma espécie de ancoragem entre as chapas fazendo assim a união entre elas.
Sua principal vantagem sobre a solda é na resistência dinâmica, onde a solda após receber ciclos seguidos de virações começa a apresentar trincas no ponto, reduzindo sua resistência e ocasionando sua ruptura após receber mais ciclos de vibrações, essas trincas ocorrem pelo fato da solda criar a ZTA (Zona Termicamente Afetada) ao redor do ponto, o material fica com uma dureza muito mais elevada do que o normal, tornando o mais frágil.
No Clinch não ocorre a ZTA pelo fato na não precisar aquecer o material para fazer a união, a união é feita apenas por conformação mecânica, podendo assim unir chapas pré-pintadas, com diferentes tratamentos superficiais (Aluminizadas, galvanizadas,