Climatologia
Quanto mais próximo à superfície, maior a densidade dos gases e se torna rarefeito acima da altitude de 29 km, tendo referência que a atmosfera tem em torno de 10.000 km.
Ao longo da extensão da atmosfera, os gases mudam e suas densidades também.
A primeira camada se chama Homosfera, onde dentro dela estão a troposfera, estratosfera e mesosfera e se estende pelos primeiros 90 km, possui uma mistura de oxigênio, nitrogênio, argônio, material particulado, ozônio, vapor d’água e outros cases em proporções menores.
Material particulado são partículas provenientes da natureza, como cinzas vulcânicas e poeiras e de ações humanas com a queima de combustíveis fósseis e de carvão mineral.
A próxima camada é a Heterosfera e dentro dela estão a Termosfera e Exosfera, onde os gases já são muito rarefeitos e se dispõem de forma separada, formando diferentes composições químicas, como nitrogênio molecular, oxigênio atômico, átomos de hélio e nitrogênio.
Entre cada camada existe um espaço que recebe a terminação “pausa”, por exemplo, entre a termosfera e a exosfera existe a termopausa.
A climatologia geográfica tem maior interesse na troposfera, que se estende da superfície até 12 km em média, pois é a camada onde ocorrem os fenômenos climáticos, é considerada a camada da vida.
Os fluxos de matéria e energia que ocorrem entre a superfície terrestre e a baixa atmosfera são parte de um sistema aberto chamado Sistema Superfície-Atmosfera (SSA) esse sistema é responsável pelos fenômenos climáticos produzidos na troposfera, resultado dos processos de transferência, transformação e armazenamento de energia, com a entrada da radiação solar. A troposfera se aquece com os processos de condução, convecção,