CLIMATOLOGIA
LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
CLIMATOLOGIA
PROF. ROGÉRIO
EQUIPE: Antônio Ricardo Débora Marculino Mirian Ribeiro Waldir Batista
Recife/2012
Resumo
TEMA: BRASIL: ASPECTOS TERMOPLUVIOMÉTRICOS
Dinâmica Atmosférica
O dinamismo da atmosfera brasileira é controlado por seis – centros de ação – que são extensas zonas de alta e baixa pressão atmosférica. Eles dão origem aos movimentos da atmosfera e, portanto aos fluxos de ventos predominantes e aos diferentes tipos de tempo.
Centros de ação positivos – de alta pressão (anticiclonais): Anticiclone dos Açores, Anticiclone da Amazônia ou Doldrums, Anticiclone Semifixo do Atlântico Sul, Anticiclone Semifixo do Pacífico e Anticiclone Polar.
Centros de ação negativos – de baixa pressão (ciclonais ou depressionários): Depressão do Charco, Depressão dos 60º de Latitude Sul.
Na porção norte do Brasil encontra-se o anticiclone do Açores, no hemisfério Norte, e o anticiclone do Atlântico ou Santa Helena, no hemisfério Sul, produtores das MEAN e MEAS, respectivamente, Massa Equatorial do Atlântico norte e sul, que atuam principalmente na parte norte e nordeste do país.
Os anticiclones se caracterizam por se apresentarem em áreas de alta pressão atmosférica (dispersoras de ar) e tem influência dinâmica e térmica que controlam os climas no planeta.
Na planície amazônica forma-se um centro de ação produtor de MEC (Massa Equatorial Continental) que propicia condições de umidade e calor à atmosfera regional e no interior do continente, assim como fortalece as características do verão quente e úmido.
O avanço dessas massas de ar vindas do norte forma as chuvas no norte e centro-sul do Brasil.
A Convergência Intertropical (CIT) exerce papel importante no norte e nordeste do Brasil, pois caracteriza as expressivas nebulosidade e pluviosidade que em virtude da posição geográfica e altitude é