Climatologia de Goiania
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
INSTITUTO DE ESTUDOS SÓCIOAMBIENTAIS
CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS AMBIENTAIS
Relatório do Projeto de Pesquisa
Identificação do projeto
Título do relatório: Análise climática da prça Universitária
Nome da coordenadora: Dra Gislaine Cristina Luiz
Instituto de Estudos Socioambientais (IESA) da Universidade Federal de Goiás (UFG)
Equipe do projeto
Isadora Souza Ferreira
Italo Fernandes de Lima
Thaynnara Borges Oliveira
Renata Siade Damasceno Borges
Goiânia
2013
INTRODUÇÃO
O clima goiano é predominantemente tropical, com a divisão marcante de duas estações bem definidas durante o ano: verão úmido, nos meses de dezembro a março, e inverno seco, predominante no período de junho a agosto. De acordo com o Sistema de Meteorologia e Hidrologia da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Simehgo/Sectec), a temperatura média varia entre 18ºC e 26ºC, com amplitude térmica significativa, variando segundo o regime dominante no Planalto Central. Tais níveis são resultados da urbanização e desmatamento da vegetação original.
O clima de Goiânia é bem ameno durante todo o ano, mas conseguimos observar que há diferentes temperaturas em diferentes áreas da cidade e que as temperaturas variam durante todo o dia.
REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
O clima é o conjunto das características de temperatura, umidade, ventos e chuvas em uma determinada região ao longo do ano. Ele é sempre constante e caracteriza as diferentes regiões da Terra. Geralmente, o clima é confundido com o “tempo”. A diferença é que o tempo é a condição da atmosfera em dado momento (“ontem estava nublado”, ou “hoje está quente”), já o clima não, ele é definido pelas características climáticas, ou atmosféricas, de uma região em um período de tempo maior.
O clima, por isso, é bem mais fácil de