climatologia capítulo 1
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E LETRAS-CCHL
DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
DISCIPLINA: CLIMATOLOGIA
PROFESSOR: CARLOS SAIT
PERÍODO: 2013.2 / TURNO: NOITE
ALUNOS: Hilquias Jordão
Teresina, 22/07/2014
A partir do momento em que o homem tomou consciência da interdependência das condições climáticas e daquelas resultantes da sua deliberada intervenção no meio natural como necessidade para o desenvolvimento social, ele passou a produzir e registrar o conhecimento sobre os componentes da natureza.
Climatologia e meteorologia: alguns conceitos e abordagens
A meteorologia e a climatologia permaneceram um longo tempo, como parte de um só ramo do conhecimento. As contingências positivistas possibilitaram a fragmentação do conhecimento em ramos específicos, dando origem á ciência moderna, o que produziu apreensão individualizada dos elementos formadores da realidade e, muitas vezes, de um mesmo elemento segundo diferentes abordagens.
Dessa maneira o estudo da atmosfera pela meteorologia ficou pertencendo ao campo das ciências naturais quanto aos aspectos físicos raios, trovoes, ou seja, trata-se da dimensão física da atmosfera ( ao ramo da física), enquanto a climatologia ficou voltada ao estudo da espacialização dos elementos e fenômenos atmosféricos e de sua evolução no decorrer do tempo e espaço, portanto, pertencente ao campo das ciências humanas e tem como propósito o estudo do espaço geográfico a partir da interação com a natureza.
Climatologia brasileira
O conhecimento cientifico da zona tropical do planeta foi iniciado muito tardiamente, esse atraso deve-se ao fato de que a parte tropical do planeta somente veio a ser anexada ao processo produtivo mundial recentemente.
Nesse contexto, quando se observa a evolução da sociedade, o conhecimento sistemático do clima tropical iniciou-se de forma bastante tardia e precária, visando primeiramente a identificação da influencia do