Climatização
Através do controle e monitorização microbiológica do ar é possível apontar a relação do ar com a infecção, bem como identificar falhas, nos procedimentos de limpeza e manutenção dos equipamentos de ar condicionado.
Alguns aspectos devem ser considerados em relação a contaminação dos ambientes climatizados artificialmente, principalmente em relação aos filtros e dutos de saída de ar, especialmente nas salas de cirurgias, sempre que existir ar condicionado central, uma vez que, a higienização dos sistemas de ar condicionado é essencial, como também trata-se de uma exigências dos órgãos sanitários.
Diversos procedimentos de limpeza e manutenção nos sistemas de ar condicionado devem ser estruturados e normatizados. É indispensável a limpeza de áreas úmidas na casa das máquinas, para evitar a formação de biofilme nas bandejas e primar pela qualidade da água nas torres de resfriamento. os cuidados com o ar ofertado em ambientes fechados, é notória a preocupação com os processos de limpeza e monitorização dos filtros com procedimentos de manutenção preventiva na remoção de sujidades e a identificação de microrganismos nos componentes do sistema de ar climatizado, para evitar a dispersão no ambiente interno. o objetivo primordial é único: reduzir o número de patógenos a que os pacientes estão expostos, utilizando-se de técnicas assépticas confiáveis, manuseio de materiais com cuidado e terapia medicamentosa correta. Porém, este conjunto de procedimentos está inteiramente susceptível a qualidade do ar, que representa um risco potencial na propagação das infecções nosocomiais.