Climas e Vegetações
Nome:
Relação entre todos os tipos de vegetais e os climas que eles ocorrem, dizendo o porquê da ocorrência:
Equatorial:
Em conseqüência da elevada pluviosidade, temperatura e umidade, o bioma característico das regiões de clima equatorial é a floresta equatorial, uma formação vegetal marcada pelo predomínio de árvores de grande e médio porte ,com formações higrófilas e latifoliadas. A biodiversidade destas florestas é das mais elevadas da Terra, assim como a sua biomassa por área, o que leva a que a maior parte dos nutrientes disponíveis esteja capturado na biomassa viva, sendo a rápida decomposição um mecanismo essencial para a manutenção do equilíbrio ecológico destas formações.
Tropical:
Nas regiões de clima tropical predominam as elevadas temperaturas e a alternância entre estações secas (inverno) e úmidas (verão). A cobertura vegetal caracteriza-se por duas formações principais: as savanas e as florestas tropicais. No entanto nas áreas alagadas, aparecem pântanos e, junto ao litoral, mangues.
Subtropical:
A vegetação nas áreas de clima subtropical é diferente conforme a altitude do local. Nas partes mais altas, ocorrem os bosques de araucárias. Nas planícies, há a predominância de campos, com vegetação rasteira de gramíneas, denominados pampas.
Temperado:
Clima temperado oceânico – Floresta temperada
Esse clima é marcado pelas estações bem definidas, porém com a umidade interferindo diretamente na amplitude térmica, impedindo que ela se acentue cada vez mais.
A floresta temperada, habituada a este clima, é originalmente da costa Atlântica da Europa e América do Norte e hoje em dia é ocupada por cidades e atividades agropecuárias. Ela é uma floresta estratificada que perde folhas no inverno e tem árvores de grande porte. O solo da floresta temperada é podzólico, com matéria orgânica no horizonte superficial e minerais nas camadas mais profundas.
Clima temperado continental
Este clima possui dois