Climas do Brasil
São Paulo, 2014
Clima Equatorial
ão áreas de baixa latitude que encontramos na região Amazônica. Apresentam temperaturas elevadas durante todo o ano, ficando em torno de 26°C. Há uma pequena queda na temperatura no inverno chamada de friagem que é causada pela massa de ar polar atlântica. Esse clima apresenta chuvas em grandes quantidades, graças à atuação da massa de ar equatorial continental.
Clima Subtropical
São áreas com latitudes abaixo do trópico de Capricórnio. Apresenta temperaturas em torno de 18°c e uma amplitude térmica elevada, com chuvas intensas, mas distribuídas ao longo do ano. Esse clima tem essa temperatura graças à massa de ar polar atlântica, que no inverno causa um fenômeno chamado geada (congelamento do orvalho). As estações do ano são bem marcadas.
Clima Semiárido
Esse clima é típico do Nordeste e sofre influência da massa de ar tropical atlântica apresentando um clima quente, porém como ao chegar nessa região a massa já está com pouca umidade, proporcionando um clima seco. Nos meses de fevereiro, março e abril, a massa de ar equatorial atlântica atinge essa região, provocando chuvas intensas.
Clima Tropical de Altitude
Esse clima é predominante nas partes altas do Planalto Atlântico de Suldeste, chegando a trechos de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Apresenta temperaturas em torno de 18°C e 22°C. No verão há chuvas provocadas pela massa de ar tropical atlântica, e no inverno ocorrem geadas graças a influencia das massas de ar polar atlântica.
Clima Tropical Úmido do Nordeste
Abrange grande parte do centro do país, incluindo Maranhão, Piauí, Ceará, Bahia e Minas Gerais. Ele caracteriza-se com temperaturas elevadas, variando entre 18°C a 28°C, com estações bem definida: no verão apresenta um alto nível de pluviosidade, graças a massa de ar equatorial continental. E no inverno, uma estação