Clima
ZONA TEMPERADA
MARCELLE OLIVEIRA Trabalho Arquitetura apresentado a Faculdade Pitágoras, para curso de Engenharia Civil.
Professor: Marcos
Betim
2012
INTRODUÇÃO
Este resumo, fala do capitulo Zonas Temperadas do livro “O Manual do Arquiteto Descalço”, do autor Johan Van Lengem.
O capitulo narra como construir uma casa em que o clima fique fresco, adaptando as paredes, janelas, algumas construções como a lareira e até o aproveitamento do lixo.
Nas zonas frias precisamos esquentar as casas, e por isto os projetos das casas nestas zonas apresentam várias mudanças.
Mas nas zonas temperadas nem sempre faz frio. Em alguns meses ou épocas do ano faz calor. Assim, no verão, o calor não deve entrar e no inverno o calor não deve sair dos cômodos.
A utilização do vento também é muito diferente. Nas zonas quentes, com brisa, as paredes deixam entrar a corrente de ar, para refrescar o interior da casa. Nas zonas frias, pelo contrário, as paredes devem resistir aos ventos frios.
A orientação da casa é muito importante, um quarto com uma janela grande de vidro dando para o sul esfria muito o quarto. Se uma janela do mesmo tamanho der para o norte, o quarto esquenta. Além disso, o calor do sol esquenta a parede norte da casa, e a parede do sul fica sempre à sombra e nunca esquenta.
Como nas zonas quentes, os quartos devem dar para o nascente, para que se aqueçam com o calor do sol da manhã. É preferível fazer os quartos no segundo pavimento, já que o calor dos cômodos abaixo sobe e a noite os espaços serão aquecidos.
Como o ar quente sempre sobe o pé direito dos quartos não deve ser muito alto, para que as pessoas se sintam cômodas no ambiente.
Para aproveitar o calor do sol que entra pelo norte e conservá-lo até a noite, é importante construir uma parte do piso para receber calor e funcionar como depósito.
Assim como é possível refrescar a casa