clima
Francivan Moraes de Almeida
Discente do curso de Geografia CEST/UEA
Bolsista PAIC
Natacha C. R. Aleixo
Profa. Dra. do curso de Geografia CEST/UEA
GRUPO GEOAM – Geotecnologias e análise da paisagem
INTRODUÇÃO
HÁ DÉCADAS VEM SE DISCUTINDO O CARÁTER DAS ANOMALIAS CLIMÁTICAS, NOTADAMENTE AQUELAS RELACIONADAS Á PLUVIOSIDADE E A TEMPERATURA. ALÉM DE SER FRUTO DE OSCILAÇÃES PERIODICAS DE ORIGEM NATURAL, FOTORES LIGADOS Á DINÂMICA ATMOSFÉRICA, HÁ QUE SE CONSIDERAR A POSSIBILIDADE DE INTEFERÊNCIA DA ORGANIZAÇÃO SOCIAL E ECONÔMICA NESTA ORDEM ESCALAR, POIS AS DERIVAÇÔES ANTROPOGÊNICAS EXERCEM PAPEL FUNDAMENTAL NESTAS ALTERAÇÕES. UMA DAS TEMÁTICAS DE GRANDE IMPORTÂNCIA NA ATUALIDADE TEM SIDO A DAS MUDANÇAS E VARIABILIDADE CLIMÁTICA, QUE VEM ULTRAPASSANDO AS ESFERAS ACADÊMICAS E PARA SER DISCUTIDA EM CONTEXTOS POLÍTICOS E SÓCIAS DIFERENCIADOS.NA LITERATURA CIENTÍFICA ATUAL, DIVERSOS ESTUDOS DEMONSTRAM A FREQUÊNCIA DE ANOMALIAS NOS REGIMES CLIMÁTICOS.
OBJETIVOS
GERAL
ANALISAR A VARIABILIDADE CLIMÁTICA NO MUNICÍPIO DE TEFÉ TANTO EM SUA DIMENSÃO TEMPORAL, PARA O SEGMENTO DE TEMPO COMPREENDIDO ENTRE 1982-2012.
ESPECÍFICO
ANALISAR A TENDÊNCIA E A PERIODICIDADE DOS PERIODOS CHUVOSO E SECO, NO SENTIDO DE SE CARACTERIZAR AS OSCILAÇÕES E ANOMALIAS DOS TOTAIS ANUAIS DE CHUVAS.
IDENTIFICAR AS VARIAÇÕES TÉRMICAS AO LONGO DOS ANOS, BEM COMO OS VALORES MÁXIMOS E MÍNIMOS E AS AMPLITUDES TÉRMICAS NO MUNICÍPIO DE TEFÉ.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
A ANÁLISE DA VARIABILIDADE CLIMÁTICA NO MUNICÍPIO DE TEFÉ PARTIRÁ DO REFERENCIAL TEÓRICO E METODOLÓGICO DA CLIMATOLOGIA GEOGRÁFICA PROPOSTA POR MONTEIRO (1971,2003), NA QUAL É PRECISO CONSIDERAR A GÊNESE DINÂMICA DA ATMOSFERA RELACIONADA À ORGANIZAÇÃO DO