clima e ventilação
CLIMA
CLIMA QUENTE E SECO – regiões desérticas próximas ao equador.
Médias de temperatura muito altas e grande amplitude térmica, umidade baixa, a radiação solar é direta, quase sem a presença de nuvens e praticamente sem precipitação. Os ventos são quentes, secos e carregados de poeira.
CLIMA QUENTE E ÚMIDO – regiões marítmas tropicais e subtropicais.
Temperaturas médias altas, sazonais, com pouca variação entre o dia e noite. A umidade é muito alta, com nebulosidade frequente e precipitações fortes e irregulares. A radiação é difusa e os ventos são muito variáveis e podem ocorrer furacões.
CLIMA FRIO –regiões de latitudes altas. As temperaturas são muito baixas com variação sazonal (inverno-verão). A radiação solar é sempre escasa e os ventos que vem dos pólos são muito desagradáveis.
CLIMA VENTOSO – qualquer um dos casos anteriores pode estar exposto à presença de ventos intensos e freqüentes. Isto também pode acontecer em climas mais temperados onde o vento chega a ser o principal fator no projeto de arquitetura
OS CLIMAS MAIS EXTREMOS TEM AS
SOLUÇÕES ARQUITETÔNICAS MAIS CLARAS,
OS CLIMAS ONDE OCORREM MUITAS MUDANÇAS,
RESULTAM EM UMA ARQUITETURA MAIS COMPLEXA
EX. CLIMAS TEMPERADOS
CLIMA: FATORES INFLUENTES
1. Latitude – temperatura média • classificação frio-calor
2. Continentalidade – oscilação de temperatura • classificação água-terra (umidade relativa – quanto maior a continentalidade, menor a umidade relativa, por isso, são maiores as oscilações de temperatura) Fatores que determinam variações locais:
3. Altitude em relação ao nível do mar – redução da temperatura e aumento na sua variação • classificação frio-calor
4. Variações do relevo - ventos.
CLIMA QUENTE E SECO estratégias de conforto:
- amortecer a amplitude térmica
- retardar o máximo a entrada de calor para chegar ao interior à noite. como: • uso de materiais com grande inércia térmica;
• redução das superfícies expostas
à