Clima e seus ciclos
“Somente no último século, a temperatura da Terra aumentou em 0,7º C. Parece pouco, mas esse aquecimento já está alterando o clima em todo o planeta.”(Greenpeace, 20/09/2006). Esse é um exemplo de notícia que diariamente é exibida em diversos meios de comunicação, a mudança do clima terrestre e suas causas. As notícias costumam tratar dos eventos mais recentes (tendo como relação o tempo terrestre), desde a revolução industrial até hoje. Porém, qual é o histórico das mudanças climáticas antes da aparição das grandes máquinas?
Ao contrário do que parece, as mudanças climáticas sempre existiram. A terra já variou desde uma completa “bola de neve” até um lugar onde no Polo Sul seria possível tomar sol. Dentre os pioneiros das mudanças climáticas, estão os organismos que absorvem dióxido de carbono e liberam oxigênio, os fotossintetizadores. Foi por causa dessa habilidade que a terra começou a resfriar e consequentemente, permitir o início da vida animal.
Há 34 milhões de anos a terra montou o palco para o clima de hoje. Essa mudança brusca foi causada pela deriva continental, que segundo sua teoria, reorganiza a maneira com que a água e o ar se comportam ao longo do globo.
Após isso, a seguinte mudança climática brusca foi uma era glácial por volta de 2 milhões de anos atrás, e durou 100 mil anos, devido aos “ciclos de Milankovitch”. Segundo o autor Jürgen Haffer (Estud. Av. vol6 no.15 São Paulo Maio/Agosto. 1992) esses ciclos que alteram o clima provem da variação da distância Terra entre o Sol devida a interações gravitacionais da Terra com outros planetas e o Sol, do aumento e da variação na forma da órbita da Terra ao redor do Sol.
Há 21 mil anos aconteceu a famosa Era Glacial que todos nós já ouvimos falar. O que aconteceu foi que camadas de gelo cobriram toda a América do Norte e Eurásia e abaixou o nível do mar em 120 metros, fazendo com que surgisse uma espécie de ponte, o estreito de Bering. A partir daí, o clima do planeta terra