clima e geologia do pantanal
Clima
No Pantanal o clima é quente e úmido com períodos chuvosos e secos definidos. Tendo chuvas no verão e estiagem no inverno, com os meses mais chuvosos de Dezembro à Fevereiro e período seco de maio à Setembro. Na região do pantanal as temperaturas são altas e a pluviosidade baixa, as temperatura médias anuais é de 25°C, e tem como mínima 15°C e máxima de 34°C. O índice pluviométrico é de 1.110mm por ano e a umidade relativa do ar é de 50% no inverno e 75% no verão.
Aspectos da Geologia
O Pantanal é uma planície de sedimentação considerada uma das maiores do mundo. A Sua planície é caracterizada por apresentar ondulações leves, com pouquíssimos morros isolados e ricos em depressões rasas, limitadas por variados sistemas de elevações, como chapadas, serras e maciços. E apresenta grande quantidade de rios, todos pertencentes à Bacia do Rio Paraguai.
Suas terras são de origem sedimentar ou formadas por rochas solúveis e friáveis, continuamente erodidas pela ação do vento e das águas, fornecendo grande quantidade de sedimentos que são depositados na planície, num processo contínuo de entulhamento. Formam-se assim terrenos muito permeáveis, de composição argilo-arenosa.
Os processos de origem e evolução do Pantanal mato-grossense teve inicio nas eras do Mesozóico e Cenozóico , estão relacionadas aos processos morfoestruturais, devido à movimentação de compensação isostática, repercutidos em abatimentos em áreas adjacentes consequentes ao soerguimento das cordilheiras dos Andes. E pela esculturação atual do relevo relacionada aos processos erosivos atuantes que rebaixam as superfícies do entorno e transporta os sedimentos para o Pantanal.
Em estudos realizados por Figueiredo e Olivati (1974) são classificados três níveis para a Formação Pantanal. O primeiro, topograficamente mais elevado, seria constituído por areias inconsolidadas, de granulometria fina a média, intercalada por materiais síltico-argilosos. O