Clima e cultura organizacional
De acordo com Nassar(2000) cultura organizacional representa:
O conjunto de valores , crenças e tecnologias que mantém unidos os mais diferentes membros , de todos os escalões hierárquicos, perante as dificuldades, operações do cotidiano, metas e objetivos.Pode-se afirmar, ainda, que é a cultura organizacional que produz junto aos mais diferentes públicos, diante da sociedade e mercados o conjunto de percepções , ícones, índices e símbolos que chamamos de imagem corporativa.
Conforme Chiavenato(1999),a cultura organizacional consiste em padrões explícitos e implícitos de comportamentos adquiridos e transmitidos ao longo do tempo que constituem uma característica própria de cada empresa. Para o autor, estão explicitados os padrões e estilos de comportamento dos empregados. Implícitos temos os valores , as crenças existentes por longos períodos.Segue o chamado iceberg organizacional nele podemos observar os aspectos visíveis e os aspectos encobertos da organização:
De acordo com Schein (1984) , cultura pode ser definida como o conjunto dos pressupostos básicos que um grupo inventa, descobre ou desenvolve para lidar com os problemas de adaptação externa e integração interna .Além disso, destaca-se que a cultura se apresenta basicamente nos seguintes níveis: (a) dos artefatos e criações, que são visíveis, mas frequentemente não-decifráveis; (b) dos valores, que, em larga medida, são conscientes; e, (c) dos pressupostos, que são essencialmente inconscientes e não-questionáveis.
De acordo com o autor esse níveis podem ser classificados da seguinte maneira: * Artefatos - É o primeiro nível, o mais superficial. Basicamente é tudo o que percebemos assim que temos contato com uma organização. Dentro deste nível temos os produtos, padrões comportamentais, o vestuário, o espaço físico, os símbolos, os logotipos, a linguagem, etc. * Valores - Relacionados com a crença no que é certo ou errado dentro da organização. Existe em um