clima e cultura organizacional
ALUNO: IZAQUEU MACHADO DA SILVA
Seminário Temático: Cultura e Mudança Organizacional
Trabalho apresentado como nota parcial na disciplina Seminário Temático: Cultura Mudança Organizacional e no Centro de educação à distância CEAD/UFOP no Polo de Caratinga. Professora: Lelis Maia Brito
CARATINGA
Minas Gerais – Brasil
Fevereiro/ 2014
Texto Individual.
CLIMA ORGANIZACIONAL
O conceito de Clima Organizacional é muito abrangente e abstrato, pois busca sintetizar numerosas percepções, atitudes e sentimentos em um número limitado de dimensões, numa tentativa de mensuração, mas trata-se de uma peça chave para que os objetivos propostos no planejamento das organizações sejam alcançados. Para isso, o método utilizado são as pesquisas de Clima Organizacional que fornecerão todas as informações necessárias para sintetizar o intercâmbio de ideias entre colaboradores e organização.
O clima organizacional de certa forma, o reflexo da cultura da organização, ou melhor, o reflexo dos efeitos dessa cultura, na organização como um todo.
O conceito fundamental de Clima Organizacional está em condicionar um comportamento inter-relacionais e multigeracional eficiente, resultando precipuamente no aumento da produtividade e qualidade, buscando com isso conquistar e, principalmente, fidelizar o cliente, já que ele é o sujeito proeminente de uma organização administrada.
Soares (2002), diz que “o clima mapeia o ambiente interno que varia segundo a motivação dos agentes, aprende suas reações imediatas, suas satisfações e suas insatisfações pessoais”. Como mudanças na cultura organizacional são mais profundas, levam mais tempo para acontecer, já o clima é mais fácil de ser percebido e apresentando uma natureza mais transitória, podendo ser administrado tanto a curto