Clima e cotidiano
A pele é o maior órgão do corpo humano e representa aproximadamente 16% a 18% do nosso peso corporal; ela é o ponto de contato com o mundo externo e exige todo o cuidado para manter-se sempre luminosa, saudável e cheia de vida. Os sintomas de pele ressecada, como escamação, prurido (coceira), opacidade, aspereza, falta de elasticidade, suscetibilidade e irritações são evidentes na estação do frio, o INVERNO. Os fatores ambientais e climáticos, como a radiação-UV, temperaturas frias, vento, umidade baixa e banhos quentes favorecem esses sintomas.
A água é absolutamente essencial para o funcionamento normal da pele, principalmente da sua camada mais externa, o estrato córneo. Ela compõe de 10% a 20% da sua estrutura e está ligada às proteínas de epiderme e às moléculas do Fator de Hidratação Natural (NMF). Há descobertas bem atuais, sobre o mecanismo complexo de hidratação da pele; como a descoberta do Glicerol, ingrediente cosmético muito conhecido, existente no estrato córneo e com função umectante; do Hialuronan com função de barreira e, da proteína transportadora de água, Aquasporina-3. Também descobertas recentes referem, que defeitos de barreira em peles humanas com grau de envelhecimento, estão relacionadas com a redução defeituosa da acidez da camada mais externa da pele, o estrato córneo. Essas alterações colaboram com o desencadeamento freqüente de eczemas, ressecamento e rachaduras nas peles mais envelhecidas.
A hidratação da pele é de importância ímpar, consistindo tanto na reposição da água perdida como em reter água e óleos existentes na superfície da pele que formam uma camada protetora: o manto hidrolipídico; age como barreira, contra agressões externas, mantém a pele lubrificada e hidratada.
Os hidratantes são produtos cosméticos que irão intervir no processo de reposição do teor de água na pele de forma ativa; devem ter uma ação prolongada, perfeita dermo-compatibilidade, não ser sensibilizante, ter um toque leve, não