Clima Temperado Frio Continental
Este clima é próprio das regiões do interior dos continentes em latitudes superiores a 45º. Caracteriza-se por uma relativa escassez de chuvas, sobretudo no inverno, devido à distância que as separa das áreas de influencia marítima, e por uma notável amplitude térmica estacional, com as temperaturas de verão bastante altas que contrastam fortemente com os invernos, muito frios. A temperatura média anual é inferior a 10 °C.
Rússia.
A cidade de Moscou, estando localizada no interior da Rússia, possui invernos rigorosos.
As temperaturas no verão variam entre os 15 °C e os 25 °C, enquanto no inverno as temperaturas baixam até os -15 °C.
O clima de Moscou é sobre tudo influenciado pela corrente fria proveniente da Sibéria.
A média mais baixa de um mês registrada em Moscou foi de 42 °C negativos em Janeiro de 1940. Média mais alta de um mês foi de 39 °C em Julho de 2010.
As temperaturas mais altas representam um perigo para o país, pois a vida e hábito são moldados para resistir ao frio, motivação de vários incêndios causados em florestas e acidentes caseiros, e até mesmo mortes por falta de resistência.
Construções:
As casas são feitas de madeira, que podem sofrer grandes variações de temperatura, dilatações não causam dano à estrutura, suportam grandes pesos, lá no caso do frio intenso, são térmicas, ou seja, no frio esquentam e no calor esfriam além do que como lá existe uma parede externa e outra interna no meio é colocada lã de rocha que nada mais é do que um excelente isolante térmico.
Rússia, encontram-se as florestas mais claras, mistas, dominadas por bétulas, álamos, carvalhos. As florestas das zonas centrais estão divididas por estepes. A maior parte das estepes é lavrada e semeada por trigo, centeio, milho, girassol,
Quanto ao turismo, o clima é de fundamental importância, já que os turistas são atraídos para diferentes tipos de lugares e temperaturas.