Clima quente e úmido
Casas com telhado de palha tradicional ainda são comuns em climas quentes e úmidos, como Samoa. Embora o design ao ar livre seja o melhor para se refrescar nas ilhas, algo um pouco mais substancial, que oferece recursos de segurança como fechaduras e portas são mais adequadas para áreas urbanas. No entanto, o design de cômodo aberto ainda é o melhor. O projeto deve ter grandes beirais para evitar o sol de refletir diretamente na casa. Opte por incorporar várias janelas teladas na decoração para obter o fluxo de ar transversal máximo.
Materiais de construção
Adobe e estuque coberto de concreto são os melhores materiais a serem usados para paredes em climas quentes. Quando você construir a casa, faça as paredes mais grossas para evitar o calor e ajudar a reduzir as suas contas. Use janelas duplas com isolamento para manter a temperatura se você pretende contar com ar-condicionado. Azulejos mexicanos são os melhores para coberturas.
Energia alternativa
Os painéis de energia solar são adequados para qualquer tipo de clima quente. Você pode aquecer a água e gerar eletricidade suficiente para uma casa inteira. Se acontecer de você viver em uma área de muito vento, um moinho de vento -- mesmo um pequeno náutico -- pode fornecer a energia para vários aparelhos com pouco ou nenhum custo extra.
Clima Tropical Quente e Úmido
Com relação ao clima quente úmido, decisões quanto ao partido arquitetônico relativas às edificações são bastante distintas das adotadas para o clima quente seco.
Como a variação da temperatura noturna não é tão significativa, neste clima, que cause sensação de frio, mas suficiente para provocar alívio térmico, a ventilação noturna é bastante desejável.
Devem-se, então, prever aberturas suficientemente grandes para permitir a ventilação nas horas do dia em que a temperatura externa está mais baixa que a interna.
Do mesmo modo, devem-se proteger as aberturas da radiação solar direta, mas não fazer destas