Clima Organizacional
A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DO CLIMA ORGANIZACIONAL
Henrique Afonso Santos Pereira
Karolina Melo Conte
Ulisses José Ferreira
Ribeirão Preto – SP
Abril 2014
1. Clima Organizacional
Clima organizacional pode ser definido como percepções compartilhadas que os membros que compõe uma organização desenvolvem através de suas relações com política, práticas e procedimentos organizacionais formais e informais. Essas percepções compartilhadas possuem um valor estratégico, pois alimentam a formação de juízos e opiniões sobre a realidade do trabalho.
Estes juízos por sua vez determinam as ações, reações, e decisões das pessoas e assim podem provocar impactos importantes nas organizações, assim estudar o clima organizacional é interessar-se por entender e fazer a gestão destes impactos.
Assim, o clima organizacional pode influenciar a satisfação, rendimento e motivação para o trabalho. Funcionando como um regulador da produtividade dos funcionários e da empresa como um todo.
2. Importância da gestão do clima organizacional paras as empresas e os impactos nos empregados
Nessa perspectiva, a gestão do clima organizacional tem sua importância ligada diretamente a produção, satisfação e motivação dos empregados sobre determinada empresa, assim a qualidade empresarial está cada vez mais ligada a qualidade de vida e desempenho do trabalhador.
Observa-se que cada dia mais trabalhadores buscam empresas, ou dentro das que estão, conciliar desempenho e qualidade de vida no trabalho, ou seja, estão se tornando mais sensíveis ao clima organizacional.
Como exemplo de como o clima organizacional interfere na vida do empregado quanto da empresa, temos o caso de assédio moral que leva as pessoas atingidas a entrarem em um estado de ansiedade, desânimo, insônia até casos mais graves como a depressão e outros distúrbios psicológicos, com isso o empregado começa a se afastar de suas atividades, gerando acúmulo de serviço