Clima organizacional
INTRODUÇÃO 2
1. CLIMA ORGANIZACIONAL 3
2. PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL 4
3. RELAÇÕES HUMANAS E EMPRESARIAIS 5
4. MOTIVAÇÃO 5
5. SATISFAÇÃO E STRESS NO LOCAL DE TRABALHO 6
6. SUGESTÃO PARA MELHORIA DO CLIMA ORGANIZACIONAL 7
7. PESQUISA EM SALA DE AULA 9
8. CONCLUSÃO 10
9. REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS 11
INTRODUÇÃO
O Brasil é um dos países cuja população está entre as mais empreendedoras do mundo. A maioria dessas pessoas faz parte de um contingente que trabalha em organizações onde existem conflitos disfuncionais que afetam o desempenho do grupo.
Esses conflitos terminam por gerar tensão e prejudicar o clima organizacional das empresas. Essa constatação foi o ponto de partida para estabelecer como objeto do nosso projeto integrado o clima organizacional.
O problema-chave a ser resolvido através desta pesquisa tem como ponto principal o clima organizacional, levando em consideração os conflitos disfuncionais gerados pela insatisfação no trabalho causada não só pelas diferenças salariais entre a empresa estudada e outros estabelecimentos.
1. CLIMA ORGANIZACIONAL
Um conceito dado para Clima Organizacional estaria relacionado com os níveis de satisfação do empregado no que se refere ao seu trabalho. Trata-se da tentativa de avaliar as percepções que uma pessoa tem a respeito de elementos ou fatores presentes em seu ambiente de trabalho que permitem o atendimento de suas necessidades.
O clima organizacional retrata o grau de satisfação das pessoas no ambiente de trabalho. Neste novo século, em que há uma acirrada competição, a insegurança, a apreensão, a insatisfação e a perda da lealdade são alguns sintomas do estado de ânimo das pessoas que trabalham sob a luz de mudanças do tipo: fusões, privatizações, aquisições ou programa de demissão voluntária, por exemplo. Depara-se com a velocidade das mudanças no dia-a-dia das organizações e com modelos de gestão que muito contribuem para a redução do nível da