Clima organizacional
Instrutor de Treinamento & Desenvolvimento - Janeiro 0-, 2012 - 19: 2
Importância do instrutor dentro do processo de T&D, atingindo as expectativas e sucesso do treinamento
Os instrutores são aquelas pessoas que irão atuar na transmissão do conteúdo teórico e prático do programa de treinamento.
Para se definir um corpo de instrutores devemos analisar o currículo dos indicados, para verificarmos se são adequados para o programa, somente a partir destas análises convocaremos os instrutores.
Segundo Chiavenato (2006) o êxito do treinamento dependerá do interesse, do gabarito e, da experiência dos instrutores. É importante o critério de seleção. Deverão reunir certas qualidades pessoais como: facilidade no relacionamento humano, motivação para função, raciocínio, didática, fácil exposição, que tenha como foco a Andragogia (ensino e adultos), ferramenta necessária para a condução de grupos de estudo, pessoas que carregam conhecimentos adquiridos durante toda a sua vida pessoal e profissional, que seja um facilitador do processo, que propicie ambiente de auto busca do conhecimento/aprendizado. Os instrutores poderão ser selecionados entre os vários níveis e áreas da Empresa. Devem conhecer as responsabilidades da função e estar dispostos a assumi-las. A tarefa não é fácil e envolve alguns sacrifícios pessoais. Como o instrutor estará constantemente em contato com os aprendizes, dele dependendo da formação dos participantes do curso/treinamento, é importante que preencha certo número de requisitos, relacionados á experiência e conhecimento do tema/assunto abordado. Quanto maior for o grau em que o instrutor possua tais requisitos, tanto melhor desempenhará sua função, em nível de ensino e transferência de conhecimento.
De acordo com Gil (2001) o objetivo último de qualquer treinamento é proporcionar o aprendizado dos treinandos. E para facilitar este processo, os