Clima organizacional
GABRIELE SANTOS COELHO
GESTÃO COM PESSOAS
Rio Grande
2014
GABRIELE SANTOS COELHO
Clima organizacional
Trabalho apresentado ao Curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Comportamento, clima e cultura, Metodologia Cientifica e Psicologia Organizacional e Gestão de pessoas.
Orientadores: Profª. Elisete A.Z. de Oliveira
Profª. Gisleine Fregoneze
Prof. Marilucia Ricieri
Profª. Ana Céli Pavão
Profª Mônica M. Silva
Rio Grande
2014
Introdução
A busca pela excelência operacional trata-se de uma condição emergente junto às empresas atuais para que estejam preparadas para, pelo menos, se manterem presentes no mercado em seus espaços concorrenciais. Fato este que levou muitas empresas, até então sólidas, a encontrarem dificuldades para atuar em seus respectivos mercados. Isso deve ser abordado como uma questão relacionada à competitividade organizacional.
Nesta direção são buscadas diversas formas para se encontrar soluções que garantam o negócio saudável, auto sustentado e pronto para lidar com as diversidades do mercado. Não obstante, nota-se ainda que a garantia de estabilidade do negócio em um mercado altamente competitivo se dá por várias alternativas. A visão de futuro é uma alternativa essencialmente valiosa para as empresas que estão à frente de seus competidores. Enxergar o futuro pressupõe identificar possibilidades de crescimento, oportunidades para novos mercados, incremento dos resultados organizacionais com profissionais altamente motivados. A partir destes referenciais é possível desenhar o futuro por meio de objetivos e estratégias.