Clima Organizacional
Em todas as empresas, das pequenas às multinacionais, o clima organizacional é um dos fatores mais importantes para o bom desempenho e produtividade da equipe. E é justamente esse fator um dos maiores problemas que líderes de diversas empresas e segmentos precisam resolver diariamente.
Por mais que seja um assunto muito debatido no meio corporativo, ainda há muitos gestores e colaboradores que não entendem a importância de um bom relacionamento interpessoal e espírito de equipe que deveria permear as relações profissionais. Feliz ou infelizmente, a responsabilidade de criar um ambiente agradável de trabalho é da empresa e de quem está no comando dela. Os presidentes, diretores e coordenadores devem direcionar seus colaboradores quanto ao comportamento, valores e crenças da empresa para que todos estejam agindo e trabalhando de acordo com a cultura organizacional. Neste trabalho iremos apresentar o conceito de clima organizacional e apresentar aspectos relevantes sobre o tema.
1 O QUE É CLIMA ORGANIZACIONAL?
O clima organizacional pode ser definido como os reflexos de um conjunto de valores, comportamentos e padrões formais e informais que existem em uma organização (cultura) e, representa a forma como cada colaborador percebe a empresa e sua cultura, e como ele reage a isso. Resumindo, clima organizacional é a percepção coletiva que as pessoas têm da empresa.
Essa percepção pode ser boa ou ruim de acordo com a interpretação pessoal que cada colaborador faz das políticas, normas e conduta da empresa frente às diversas questões, tanto referentes ao mercado em que ela atua, como com relação às pessoas e a sociedade.
2 COMO MEDIR?
O clima organizacional influi diretamente na motivação da equipe, no seu grau de satisfação e, consequentemente, na qualidade de seu trabalho. Por isso, é tão importante para as empresas mensurar essa percepção que os colaboradores têm dela, ou seja, o clima