Clima Organizacional
O filme amor sem escalas é estrelado por George Cloney interpretado por Ryan Bingham e retrata muito bem alguns elementos que existem nas organizações e das pessoas que fazem parte dela.
Em muitas cenas do filme é claro a presença de elementos como: Motivação, liderança, cultura organizacional, mudança organizacional, grupos sociais e saúde mental. Em relação a motivação é possível notar que ele está presentes nas cenas em que Ryan Bingham dá palestras motivacionais, usando como analogia uma mala. “Se quiser se dar bem na vida, tem de deixar a mala leve, ou seja, sem moradia fixa, sem amigos, sem família, pois afinal tudo isso nos prende em compromissos e obrigações, e é o movimento leve que nos dá liberdade.” A motivação também ocorre no momento em que, na hora das demissões Ryan oferece para os funcionários cartilhas com sugestões de como lidar com a situação, já os funcionários eram motivados com viagens de 1ª classe, hospedagem em hotéis luxuosos, festas.
A liderança é percebida em diversos momentos, quando Ryan se impõe como profissional experiente, e passa a dar as ordens em relação a forma que Natalie deve se comportar nos momentos das demissões. Ou mesmo no aeroporto, quando ele faz Natalie refazer suas malas e traçar estratégias para potencializar o tempo nos aeroportos.
Já a cultura organizacional vem a ser sistema de valores compartilhados pelos seus membros, em todos os níveis, que diferencia uma organização das demais, tornando uma característica da empresa, percebemos isso ao longo do filme com o próprio trabalho exercido por Ryan onde ele é contratado por empresas para realizar demissões de funcionários, ou seja, são culturas organizacionais adotadas por elas. Porém, as mudanças organizacionais acontecem quando Ryan tem uma missão feita ao seu chefe por Natalie, que sugeri uma mudança drástica no processo de se despedir pessoas: fazendo isso virtualmente.
O filme é caracterizado por diversas demissões, e que a forma de como é