CLIMA ORGANIZACIONAL
Márcia Regina da Paz de Cerqueira1
RESUMO
O presente artigo discorre sobre a importância da gestão de pessoas para clima organizacional, que pode influenciar direta ou indiretamente na qualidade de serviços prestados pelas organizações,assim como, o desenvolvimento da mesma. Portanto o foco principal deste artigo e investigar surgimento e avaliar conceitos de gestão de pessoas, clima e cultura organizacional e a importância destes temas para o andamento e crescimento das organizações nos dias atuais.
Palavras chaves: Gestão de pessoas. Clima organizacional. Cultura organizacional.
INTRODUÇÃO
O artigo é apresentado á Universidade Católica do Salvador com avaliação final da disciplina Projeto Experimental e para obtenção de grau de Bacharelado do curso de Secretariado Executivo com Ênfase em Assessoria Organizacional.
Este trabalho tem por objetivo apresentar como a gestão de pessoas influência no clima organizacional. Pretende-se relatar sobre este assunto através das citações de alguns autores que são referência nesses assuntos.
A escolha deste tema dar-se-á pela importância da valorização e bem estar das pessoas nas organizações. No novo mundo globalizado e com a grande rotatividade das informações as organizações perceberam a importância de investir não só em bens tangíveis (equipamento, material estoque, entre outros), mas sim, nos intangíveis relacionados às pessoas como: sucesso profissional, bem estar, relacionamentos, lazer, financeiro, bons benefícios e realização profissional que são a fonte para manter pessoas motivadas e dispostas a trabalhar pela organização.
O artigo ora apresentando é resultante de pesquisa bibliográfica e análises em algumas empresas. Para realização do trabalho os referenciais teóricos foram os autores Ricardo Luz, Idalberto Chiavenato, Edela Lanzer Pereira de Souza, Joel Souza Dutra.
Segundo Dutra no livro Gestão de pessoas as empresas vêm sofrendo