Clima organizacional
Segundo Chiavenato (2003), clima organizacional envolve uma visão mais ampla e flexível da influência ambiental sobre a motivação. É a qualidade ou propriedade do ambiente organizacional que é percebida ou experimentada pelos membros da organização e influencia no seu comportamento. Refere-se ao ambiente interno existente entre as pessoas que convivem no meio organizacional e está relacionado com o grau de motivação de seus participantes. Bergamini e Coda (1997 p. 99), afirma que, “a pesquisa de clima organizacional é o instrumento pelo qual é possível atender mais de perto às necessidades da organização e do quadro de funcionários a sua disposição, à medida que caracteriza tendências de satisfação o de insatisfação”.
Entende-se assim que conhecer o clima da organização permitirá aos administradores identificarem quais os grupos e que fatores estão mais suscetíveis a apresentar ou influenciar problemas comportamentais associados a insatisfação.
A pesquisa é frequentemente medido por intermédio de questionários, onde se pede aos funcionários para responderem acerca de suas percepções sobre vários aspectos do ambiente interno da organização como, por exemplo, o processo de comunicação, o estilo de liderança, o relacionamento interpessoal, a política de cargos e salários, a política de desenvolvimento e treinamento de recursos humanos, entre outros. Existe uma vasta literatura abordando como aplicar uma pesquisa de campo por meio de formulários de pesquisa e de como analisar e interpretar os dados levantados.
De acordo com COSTA, 2002, as principais dificuldades observadas nas empresas, em suas consultorias, têm sido:
• A falta de comprometimento e motivação reais da alta e média gerência;
• O foco no 'aqui-e-agora', em que ninguém tem cabeça para pensar no futuro; diagnóstico inexistente ou inadequado;
• O famoso fogo de palha, com entusiasmo inicial que se apaga rapidamente;
• A falta de