Clima oeganizacional
Assim como o clima compreende os diversos fenômenos climáticos que ocorrem na atmosfera da terra, o clima organizacional compreende os fenômenos subjetivos e objetivos existentes que permeiam no ambiente de trabalho. Nas organizações, utilizamos a palavra clima para descrever o grau de satisfação/insatisfação existente em uma organização, sob a ótica daqueles que lá trabalham.
Para Coda apud Bispo, o clima organizacional é um indicador do grau de satisfação dos membros da empresa, em relação a diferentes aspectos da cultura ou realidade da organização. Já Ricardo Luz (2007, p. 12) define o clima organizacional como “o reflexo do estado de ânimo ou do grau de satisfação dos funcionários de uma empresa, num dado momento”.
Ambas as definições são bastante recentes e atualizadas, e permitem que o leitor possa compreender aspectos básicos, que constam nas três definições:
1 – O clima organizacional está relacionado à satisfação dos funcionários;
2 – O clima representa um conjunto de fatores que não podem ser analisados isoladamente, e sim em conjunto. Estas duas definições são essenciais para a compreensão de cada um destes fatores, sem perder a visão do todo, que é a interação destas partes. Com o conhecimento do conceito de clima organizacional, no próximo tópico você poderá aprender sobre os tipos possíveis de clima organizacional.
2- Definição do problema e sua delimitação
As relações entre novas formas de trabalho e o processo de reestruturação produtiva, vêm provocando mudanças nos ambientes de trabalho. Empresas já adotam um ambiente de maior reconhecimento dos direitos dos colaboradores, apostando no favorecimento da qualidade da produção.
Partindo para a formulação de programas voltados para o desenvolvimento da força de trabalho, dentro de uma visão em que o envolvimento do trabalhador, através da discussão de problemas relacionados à micro-organização de suas tarefas, termina por