Cliente Externo
O cliente externo vai muito além da pessoa que paga pelo produto ou serviço prestado. O cliente externo são todos que são afetados, que sofrem os impactos diretamente pelo produto ou serviço colocado no mercado sem que façam parte da organização, pois é ele quem paga pelo o produto e não participa da produção deste produto, por isso fala-se em atender os desejos e necessidades do cliente e está postura tem uma direção mais ampla do que aquela que se espera ou imagina-se.
Dentro deste contexto , o cliente externo é dividido em dois subgrupo , como dado por Bogmann em 2000.
“- O cliente poupador: este cliente quer maximizar o valor obtido pelo valor gasto de tempo , esforço e dinheiro;
- O cliente ético: este cliente sente obrigação moral de apoiar empresas socialmente responsáveis;
- O cliente personalizado: este cliente quer gratificação interpessoal, como reconhecimento e conversação, em sua experiência de serviço;
- O cliente conveniente: este não tem interesse de ir buscar o serviço; conveniência é o segredo para atraí-lo. Clientes convenientes frequentemente se dispõem a pagar mais por serviços personalizados ou sem transtornos ; por exemplo, supermercados com entrega a domicilio pode encantar esses consumidores.”1
Muitos autores não gostam de classificar os clientes , pois acham que isso é rotulá-los, porém outros preferem classificar , pois acham que colaboram com a qualidade e comunicação do público desejado, para um bom entendimento, atendimento e satisfação do cliente.
O trabalho terá a base da segunda hipótese , pois classificar os tipos de clientes é a melhor forma de relacionamento com eles.
EMOTIVO:São aqueles tipos de pessoas carentes , sensíveis , emocionais que querem ser chamadas pelo nome e querem atenção total vendedor. Este cliente quer a garantia de que seu problema será solucionado com a compra do produto.
RACIONAL:Possuí uma boa argumentação e critérios muito racionais, dados da credibilidade e muita