Clico da vida
Com esse trabalho irei relatar uma área ambiental que fica na zona rural de Xinguara, nesta pequena área foi possível observar um grande fluxo de animais e uma grande diversidade de vegetação.
2 DESENVOLVIMENTO
Nesta área pesquisada encontrei diversas populações tanto de animais quanto de vegetais, os animais que ali vivem são aves, mamíferos, insetos, répteis e etc, e também varias espécies de borboletas. O solo é bastante adubado por várias folhas que caem e se decompões se transformando em adubo e também as fezes dos animais que é de grande importância pra vegetação, pois com esse adubo a diversas plantas produzem mais frutos como é o caso das macaúbas, limoeiros, ingá, babaçus que também são bem produtivos nessa área, os cocos caem no chão e são ricos em adubos para o solo da nossa região. Porém a falta de água e os desequilíbrios do ecossistema são tragédias que comprometem não só a biodiversidade, mas também a sobrevivência das populações que vivem nesta área, principalmente no período de estiagem das chuvas, por causa da seca os pequenos riachos ficam completamente vazio, por falta de vegetação na beira do mesmo, isso por causa de varias queimadas que já ocorreu naquela região.
As espécies que vivem neste ambiente estão ligadas entre si, como elos de uma grande corrente. O motivo que as une é o alimento: uns servem de alimentos aos outros que o caso das cobras que comem aves, ratos e sapos, que comem moscas e outros insetos, transferindo – lhes a matéria que forma seus corpos e a energia que acumulam para realizar as suas funções vitais. E com isso forma – se a cadeia alimentar, como esta no exemplo:
O primeiro elo dessa cadeia alimentar é formado pelos vegetais, que usam a luz do sol, na fotossíntese, para produzir energia. Por conta de serem os primeiros a receber a energia do sol – a única fonte externa de energia em nosso planeta –